sábado, março 15, 2008

História da Páscoa
Origens do termo, Páscoa entre os judeus e cristãos, a história do coelhinho da páscoa e os ovos de chocolate, significados, importância, formas de comemoração e celebrações, rituais e símbolos

As origens do termo
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.

Entre as civilizações antigas
Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.

A Páscoa Judaica
Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.
Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.

A Páscoa entre os cristãos
Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).
Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

A História do coelhinho da Páscoa e os ovos
A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.

TIRAMISSU TRADICIONAL

INGREDIENTES:
Creme mascarpone:
100g de açúcar de confeiteiro
5 gemas
1/2 colher de café de raspas de limão
350g de mascarpone
Creme de claras:
3 claras
100g de açúcar refinado
Suco de 1/2 limão
1 colher de chá de rum

Chantilly:300ml de creme de leite fresco1 1/2 colher de sopa de açúcar

Bolachas:2 pacotes de bolacha tipo champagne2 copos de café amargo não muito forte1 colher de

sopa de rum MODO DE PREPARO:
Mascarpone:Bata as gemas com o açúcar até formar uma gemada clara. Coloque as raspas de limão. Na velocidade baixa da batedeira, misture suavemente o mascarpone. Reserve.
Creme de claras:Bata as claras em neve em ponto firme de corte com o açúcar. Misture delicadamente o suco de limão e o rum.
Chantilly:Antes de utilizar o creme de leite, deixe por 20 minutos no congelador. Despeje na tigela da batedeira e adicione o açúcar. Bata por 1 minuto na velocidade máxima.Reduza para a velocidade média. Deixe até o ponto desejado.
Para as bolachas:Misture o rum ao café. Passe as bolachas na hora da montagem.
Montagem:Num refratário ou fôrma de vidro, faça as camadas: biscoitos passados no café sem molhar muito, creme de mascarpone, claras em neve, chantilly e chocolate em pó para polvilhar. Repita as camadas, finalize com o chantilly. Leve a geladeira por umas 4 horas aproximadamente. Na hora de servir, polvilhe mais chocolate em pó.

COLOMBA PASCAL DE AVEIA

INGREDIENTES:
500g de farinha de trigo especial
150g de farinha de AVEIA FERLAR
5 gemas
50g de fermento biológico
100g de açúcar
100g de margarina
1 colher de sopa de essência de laranja
Raspas de 1 laranja
1 colher de café rasa de sal
150ml de água

com frutas:2 colheres de conhaque300g de uvas passas200g de frutas cristalizadas
com chocolate:500g de raspas chocolate

Cobertura:
1 clara
1/2 xícara de chá farinha de aveia
1 colher de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de açúcar
1 colher de café rasa de essência de amêndoas
MODO DE PREPARO:
Frutas: Em uma peneira, colocar as frutas cristalizadas e as passas e polvilhar com 2 colheres de sopa de açúcar e o conhaque. Deixar em banho-maria, por 3 min, até que as frutas fiquem brilhantes. Reservar.
Massa: Despejar as farinhas sobre uma mesa e, no centro, colocar o fermento. Com um 1/3 da água morna, desmanchar o fermento, misturando às farinhas. Misturar até que comece a dobrar de volume. Acrescentar os demais ingredientes, menos as frutas, sovando, até formar uma massa lisa e macia. Depois de bem trabalhada, deixar a massa crescer por 15 minutos. As frutas são acrescentadas por último e a massa deve ser novamente sovada (quando estiver trabalhando a massa, usar gotas de óleo nas mãos, e não farinha). Dividir a massa em três partes iguais, pesando 500g cada. Modelar as colombas e colocar em formas próprias. Descansar novamente até que a massa cresça mais uma vez, alcançando ¾ da forma de papel.
Cobertura: Misturar todos os ingredientes, batendo com um garfo, e espalhar com pincel sobre a Colomba. Pincelar levemente a cobertura sobre a massa e, por último, polvilhar com açúcar de confeiteiro.
Colocar no forno pré-aquecido, a 170ºC por 30 minutos.

Nenhum comentário: