terça-feira, novembro 02, 2010

Morangos com Mascarpone

2 colheres(chá) de essência de baunilha
3 colheres(sopa) de açúcar
75 gramas de avelãs
100 ml de leite gordo
750 ml de morango
½ quilo de mascarpone
1 pitada de sal
1 laranja
2 ovos


Lavar e escolher os morangos, escorrer e retirar as folhas e pés. Separar cerca de 200 gramas, que deve reservar para enfeitar, e cortar o resto em pedaços. Bater bem as gemas com o açúcar. Misturar o mascarpone. Bater bem as claras em castelo, juntamente com o sal, e deite por cima da mistura das gemas com o mascarpone. Bater as natas com a essência de baunilha. Raspar a casca da laranja e espremer o sumo. Incorporar as natas e as claras batidas ao creme de mascarpone. Misturar o sumo de laranja, os morangos cortados e o creme de mascarpone. Levar ao frigorífico durante cerca de 2 horas. Picar as avelãs e, no momento de servir, guarneça o creme com os morangos inteiros e polvilhar com a raspa da laranja e as avelãs picadas.
Nota: as gemas devem ser peneiradas.

Mascarpone

O Mascarpone é uma variedade de queijo cremoso, originária da região da Lombardia, na Itália.Apresenta consistência muito cremosa, obtida através da acidificação do creme de leite com uma solução de ácido tartárico. Sua aparência é brilhante e o sabor é doce.
O Mascarpone originou-se, aparentemente, na área entre Lodi e Abbiategrasso, no Oeste e no Sul de Milão, provavelmente, no final do século XVI ou início do século XVII.

Originalmente, era produzido no Outono e no Inverno, para o consumo imediato. Geralmente, o queijo é vendido logo ao término do processo de fabricação e deve ser consumido imediatamente. Se refrigerado, pode durar aproximadamente uma semana.

Nenhum comentário: