domingo, novembro 21, 2010

Origem do nome Brigadeiro

O brigadeiro recebeu esse nome em homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes,político que disputou as eleições presidenciais de 1945 com o General Eurico Gaspar Dutra .
À época, dada a dificuldade em se obter açúcar, leite e ovos no Brasil, alguém teve a idéia - diz a lenda que as inventoras foram moças apaixonadas pelo então candidato, que tinha como lema de campanha vote no Brigadeiro, que é bonito e solteiro de misturar leite condensado e chocolate, dando origem ao famoso docinho.
Eduardo Gomes perdeu a disputa, mas o brigadeiro virou mania nacional.

Origem do Sanduíche

O sanduíche foi criado no século XVIII pelo lorde inglês John Eduard Montague, o conde de Sandwich ?
Fascinado por brigde, o nobre, que passava madrugadas jogando cartas, não queria desgrudar do baralho nem mesmo durante as refeições.
Para saciar a fome sem ter que segurar talheres, que poderiam desconcentrá-lo, o conde pedia a seus empregados que preparassem pães recheados com queijo, manteiga, salame e presunto.Muito prático, o novo alimento lhe permitia matar a fome sem desviar a atenção do jogo por um minuto sequer !

Origem do Pão de Queijo

O pão de queijo foi criado em Minas Gerais no século XVIII. Na época, as escravas costumavam servir biscoitos de polvilho aos seus senhores.
Outra tradição do período era a fabricação de queijo caseiro, dada a farta produção leiteira do estado.
Com o tempo, as escravas passaram a unir as duas receitas, acrescentando queijo ralado à massa dos biscoitos.Surgiu assim a mais mineira das iguarias.

Nenhum comentário: