quinta-feira, maio 30, 2013

FESTA JUNINA!


A época da colonização do Brasil, após o ano de 1500, os portugueses introduziram em nosso país muitas características da cultura europeia, como as festa juninas.Mas o surgimento dessas festas foi no período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão. Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho, para nós, dia de São João.

Essas festas eram conhecidas como Joaninas e receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus, que, segundo as escrituras bíblicas, gostava de batizar as pessoas, purificando-as para a vinda de Jesus.
Assim, passou a ser uma comemoração da igreja católica, onde homenageiam três santos: no dia 13 a festa é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro.

Os negros e os índios que viviam no Brasil não tiveram dificuldade em se adaptar às festas juninas, pois são muito parecidas com as de suas culturas.
Aos poucos, as festas juninas foram sendo difundidas em todo o território do Brasil, mas foi no nordeste que se enraizou, tornando-se forte na nossa cultura. Nessa região, as comemorações são bem acirradas – duram um mês, e são realizados vários concursos para eleger os melhores grupos que dançam a quadrilha. Além disso, proporcionam uma grande movimentação de turistas em seus Estados, aumentando as rendas da região.

Com o passar dos anos, as festas juninas ganharam outros símbolos característicos. Como é realizada num mês mais frio, enormes fogueiras passaram a ser acesas para que as pessoas se aquecessem em seu redor. Várias brincadeiras entraram para a festa, como o pau de sebo, o correio elegante, os fogos de artifício, o casamento na roça, entre outros, com o intuito de animar ainda mais a festividade.

As comidas típicas dessa festa tornaram-se presentes em razão das boas colheitas na safra de milho. Com esse cereal são desenvolvidas várias receitas, como bolos, caldos, pamonhas, bolinhos fritos, curau, pipoca, milho cozido, canjica, dentre outros.

Arroz Doce Cremoso com Maçãs Verdes e Chocolate

1 xícara (chá) arroz cru
6 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) essência de baunilha
2 colheres (sopa) manteiga
2 colheres (sopa) açúcar
1 caixinha de creme de leite
2 paus de canela
2 gemas

Creme de Maçã:
4 maçãs verdes sem cascas e sem sementes fatiadas
1 colher (sopa) suco de limão
3 colheres (sopa) mel
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de água
150 gramas de chocolate branco raspado ou picado
6 cravos da índia

Colocar em uma panela o arroz, o leite, o açúcar e os paus de canela. Deixar até cozinhar o arroz. Bater com um garfo as gemas, o açúcar e a essência. Adicionar no arroz para engrossar e cozinhar as gemas, juntar a manteiga e deixar de 3 à 5 minutos em fogo baixo. Desligar o fogo e adicionar o creme de leite e colocar num refratário.

Creme de Maçã:
Colocar em uma panela as maçãs, o açúcar, a água, o suco de limão e o cravo. Levar ao fogo baixo e deixar até amolecer as maçãs e ter uma calda fina. Retirar do fogo e colocar o mel. Espalhar este creme sobre o arroz que já está no refratário. Espalhar por cima chocolate branco picado.

Bolo de milho

1 colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de flocos de milho
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de leite
1 lata de milho verde em conserva
3 ovos

No liquidificador bater o milho (escorrer a água) com as 2 xícaras de leite, mas não bater muito, é só pra quebrar o milho um pouco. Bater as claras em neve e reservar. Juntar as gemas, o açúcar e a margarina e bater até formar um creme fofo, acrescentar o trigo e os flocos de milho. Bater um pouco pra misturar, acrescentar o milho batido com o leite e mexer com uma colher, pois vai ficar uma massa amolecida e pode espalhar. Acrescentar o fermento, misture, e por último incorpore as claras em neve, mexendo delicadamente. Assar em forno médio, assadeira untada e enfarinhada, por aproximadamente 35 minutos.


Pé-de-moleque

1 colher (chá) de bicarbonato
2 xícaras (chá) de rapadura picada
1 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar
½ quilo de amendoim torrado e moído (reservando alguns inteiros)
1 lata de leite condensado

Levar a rapadura e a água, ao fogo, para derreter. Retirar do fogo e coar em um guardanapo. Juntar o açúcar e o amendoim, voltando ao fogo, sem parar de mexer. Quando a calda estiver bem grossa, juntar o restante dos ingredientes, mexendo sempre, até sentir a massa bem pesada. Bater, fora do fogo, até a massa ficar opaca. Despejar em mármore untado e cortar em quadrados ou losangos.

Broinha de fubá

500 gramas de fubá
1 colher de (chá) de erva-doce (semente)
4 colher de (sopa) de banha
1 colher de (chá) de sal
250 gramas de açúcar
1 litro de leite
5 ovos

Ligue o forno em temperatura baixa (150 graus). Unte uma assadeira com margarina e polvilhe com fubá. Numa panela coloque o leite, a banha, o sal, a erva-doce e o açúcar. Leve ao fogo. Assim que ferver, junte o fubá na panela. Derrube-o aos poucos, mexendo sem parar. Deixe cozinhar por 5 minutos ou até a mistura começar a desgrudar do fundo da panela. Retire a panela do fogo e adicione os ovos, um a um, e misture vigorosamente entre cada adição. Observe o ponto da massa entre cada adição de ovo. Talvez seja necessário colocar ovos a mais ou a menos. A massa deve ficar brilhante, lisa e mole. Unte uma xícara de (chá) com banha e polvilhe com fubá. Coloque uma colher de (sopa) da massa dentro da xícara. Gire a xícara, fazendo movimentos circulares para que a massa vire uma bolinha. Escorregue a bolinha que se formou na assadeira untada. Faça mais 4 ou 5 bolinhas e unte e polvilhe a xícara novamente. Repita a operação com toda a massa. Com a ponta da faca, marque um "x" sobre cada broinha. Leve a assadeira ao forno pré-aquecido e asse até que as broinhas fiquem levemente douradas. Retire do forno e sirva a seguir.


Bolo de Fubá com Erva doce
  1 e ¼ xícara (chá) de farinha de trigo
1 e ¼ xícara de fubá mimoso
1 e ¼ xícara de leite quente
¼ xícara de parmesão ralado
1 xícara de óleo de canola
2 xícara de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sementes de erva-doce
pitada de sal
4 ovos separados

Untar com manteiga e polvilhar com açúcar uma forma de buraco no meio com aproximadamente 30 cm de diâmetro. Bater as claras em neve e acrescentar 2 colheres de sopa do açúcar. Retirar da batedeira e reservar deixando na geladeira. Bater as gemas com o açúcar restante até estarem bem esbranquiçadas e espumosas. Misturar em uma tigela a farinha e o fubá. Com a batedeira ligada em velocidade baixa, vá acrescentar alternadamente a mistura de farinhas, leite, farinha, óleo e assim por diante até terminarem os ingredientes. Acrescentar misturando com uma colheres de pau as sementes de erva doce, o queijo e o fermento em pó, misturar bem e acrescentar delicadamente as claras em neve. Colocar na forma e levar ao forno médio por 45 minutos aproximadamente. Fazer o testar com um palito que ao ser espetado na massa deve sair seco.


Alcoólico - Vinho quente
Proibido para menores de 18 anos

3 xolheres (sopa) de suco de limão
1 xícara (chá) de suco de laranja
2 pedaços de canela em pau
1 litro de vinho tinto seco
casca de 1 laranja média
5 cravos-da-índia
açúcar a gosto

Em uma panela grande, colocar o vinho, a casca e o suco de laranja, o suco de limão, a canela e os cravos e levar aofogo. Assim que levantar fervura, acrescentar o açúcar; deixar por mais 5 minutos e retirar do fogo. Deixar o vinho quente descansar por 1 hora em um recipiente tampado. No momento de servir, esquentar novamente.



Quentão paulista

60 gramas de gengibre cortado em fatias
2 limões médios cortados em rodelas
1 litro de cachaça (da boaa!!)
1 e ½ xícara de açúcar
2 paus de canela médios
casca de uma laranja
4 cravos-da-índia
2 xícara de água

Coloque o açúcar em uma panela funda (2 litros de capacidade). Leve ao fogo e caramelize levemente. Com cuidado, acrescente a água fervente, os cravos-da-índia, gengibre, canela, fatias de limão e casca da laranja. Ferva em fogo baixo por cerca de 10 minutos para que o caramelo dissolva. Acrescente a cachaça e ferva novamente por 5 minutos. Coe e sirva em pequenas canecas.
 

Curau

Para cada 2 espigas de milho verde:
1 copo de água
açúcar a gosto

Ralar as espigas ou cortar em lascas. Neste último caso, colocar os pedaços no liquidificador e bater bem. Coar em seguida. Vá juntando açúcar à vontade e levar ao fogo para engrossar. Depois de engrossado, despejar em um pirex e polvilhar com canela. Esperar esfriar bem para servir.


Paçoca de Amendoim

2 xícara de amendoim (280 gramas)
2 xícara de farinha de mandioca torrada (320 gramas)
2 xícara de açúcar (360 gramas)
1 pitada de sal

Aqueça o forno a 180ºC (médio). Espalhe o amendoim numa assadeira grande e asse no forno preaquecido até tostar (cerca de 15 minutos). Deixe esfriar. Esfregue o amendoim entre as mãos para retirar a pele. No liqüidificador ou no processador, coloque o amendoim e bata até moer. Transfira para uma tigela. Acrescente o açúcar, o sal e a farinha de mandioca e misture com uma colherxícara de pau até ficar homogêneo. Sirva em cartuchos de papel.


Nenhum comentário: