segunda-feira, janeiro 08, 2007

Curiosidades!

Cardápio


Sabe-se que o primeiro cardápio (conhecido também no idioma francês como (menu) foi na França em 1815 no restaurante Palais Royal.


Homem primitivo


O ser humano pode deixar de fazer tudo menos de alimentar-se.Por causa do alimento, o ser humano mudou seus hábitos, seu comportamento, sua constituição e até mesmo o mundo.

A lei da sobrevivência sem rodeios desde o início da humanidade.

As caças começaram a ser cada vez mais escassas, assim, o ser humano necessitou a copiar os animais herbívoros, alimentando-se também de raízes, sementes de carvalhos, grãos de cevada, trigo e mel.Com as chuvas fortes, o ser humano primitivo percebeu que estes grãos quando molhados, inchavam formando uma pasta uniforme que, ao ser ingerida, saciava facilmente sua fome, sem dar-se ao trabalho de mastiga-las, como acontecia com os grãos duros.Percebeu, também que esta pasta, depois de seca ao sol, tornava-se um alimento ainda melhor.Um dia, notou que, ao colocar esta massa no sol por muito mais tempo, ela crescia, dobrava o seu tamanho e ficava com uma consistência macia, diferente daquele cereal duro que tinha de ser triturado na pedra antes de ser consumido.O ser humano tinha descoberto o princípio da fermentação.Com a descoberta do fogo como fonte de calor e luz, o ser humano notou que ambos, tanto o fogo quanto o trigo, poderiam ser seus grandes aliados, e, assim, ao colocar essa massa sobre, uma pedra quente, ou até mesmo diretamente sobre as chamas, fez, mesmo que em um formato achatado e ainda muito rudimentar, o seu primeiro pão.O nome latino para este grão duro, no princípio, era far,daí farro, popular ainda na Itália, e que depois originou a farinha.

O mel


Desde os primórdios do mundo, o primeiro contato, que o homem teve com algo doce foi com o mel.Na Espanha Meridional, foram encontrados desenhos em cavernas representando o homem colhendo o mel em uma colméia de abelhas. O mel é o único alimento que os guerreiros Masai, da áfrica Oriental, levavam em suas viagens, por causa de seu poderoso teor de energia.

O açúcar


Existem registros que o homem primitivo já conhecia a cana-de-açúcar, para muitos a cana-de-açúcar tem sua origem na Ìndia, mas, provavelmente, ela tenha vindo da Nova Guiné.

Quando o mel passou a ser utilizado apenas em cerimônias e rituais após o século III, os Indus já eram independentes dele, pois drávidas já sabiam fabricar o guda ou meleço a partir da cana-de-açúcar, herança esta adquirida com seus ancestrais, os protoautralóides.

Nenhum comentário: