domingo, julho 08, 2007

Soja

Os chineses já conhecem os benefícios da soja para alimentação e para a saúde há milênios, mas somente nos últimos anos, os ocidentais passaram a considerar a soja como alimento funcional, aquele que, além das funções nutricionais básicas, produz efeitos benéficos à saúde, sendo seguro para o consumo sem supervisão médica. Atentos às características especiais do grão, pesquisadores e técnicos da Embrapa Soja trabalham no desenvolvimento de cultivares de soja ainda mais adequadas ao consumo humano, como sabor mais suave, tamanho de semente e teor de proteínas, entre outras características. A Embrapa Soja também desenvolve diferentes receitas, onde a soja e seus produtos derivados são incorporados a pratos tradicionais da culinária brasileira. Nesta página, você vai conhecer o que a Embrapa Soja faz para levar a soja, cada dia mais gostosa, até a sua mesa.


Sabor Suave

A soja não é mais a mesma. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, está colocando no mercado uma cultivar de soja, com o sabor muito mais suave. A BRS 213 é resultado do trabalho de melhoramento genético realizado por meio de cruzamentos naturais de espécies diferentes da leguminosa. É a primeira conquista da Embrapa Soja na busca da soja totalmente sem o sabor característico do grão. Foram 11 anos de estudos para encontrar uma cultivar de soja mais adequada ao paladar do brasileiro e própria para a produção do extrato solúvel ou “leite” de soja e seus derivados como o tofu ou “queijo” de soja. O próximo alvo da pesquisa é uma cultivar com sabor ainda mais suave devido ao seu maior teor de açúcares e amido.

Técnicas de preparo


A soja nunca deve ficar de molho em água fria, porque isso ocasiona a formação de compostos que dão, aos grãos que ficaram de molho, o sabor de ranço ou de “feijão crú”. Antes de começar a preparar os grãos, é preciso fazer o choque térmico. Para isso, adote o seguinte procedimento: 1. Coloque a água para ferver 2. Após o início da fervura, adicione os grãos de soja na água fervente e, deixe cozinhar por cinco minutos, após a nova fervura. 3. Em seguida, transfira os grãos para um escorredor de macarrão e lave-os em água fria corrente. 4. Descarte a água usada no tratamento Esse procedimento deve ser feito porque a soja possui enzimas denominadas lipoxigenases que, quando em contato com a água fria, iniciam uma reação que produz compostos como os aldeídos, cetonas e álcoois, substâncias responsáveis pelo sabor exótico do grão.

única forma de evitar que esse processo seja desencadeado, é realizando o choque térmico dos grãos antes de iniciar o preparo da soja. Onde comprar soja No mercado você encontra inúmeras opções de produtos à base de soja, como o extrato solúvel ou “leite” de soja e a proteína vegetal texturizada (PVT, popularmente conhecido por “carne de soja”).

grão é vendido em supermercados, mercados municipais, feiras livres e casas de produtos naturais. A farinha de soja, matéria-prima para produção de bolos, tortas, biscoitos e pães, também pode ser encontrada em lojas especializadas em produtos naturais ou nas gôndolas de produtos dietéticos e artesanais dos supermercados.


Benefícios para a saúde

A soja é considerada um alimento funcional porque além de funções nutricionais básicas, produz efeitos benéficos à saúde, reduzindo os riscos de algumas doenças crônicas e degenerativas. É rica em proteínas de boa qualidade, possui ácidos graxos poliinsaturados e compostos fitoquímicos como: isoflavonas, saponinas, fitatos, dentre outros. Também é uma excelente fonte de minerais como: cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês e vitaminas do complexo B. Os efeitos fitoterápicos da soja foram identificados por pesquisadores que observaram que em países do Oriente, onde a população consome grandes quantidades de soja e derivados, a incidências de alguns tipos de câncer como: mama, colo de útero e próstata, bem como das doenças cardiovasculares é muito menor do que em países do Ocidente. Pesquisas constataram que a diferença estava na dieta alimentar dos orientais, que é rica em soja e seus subprodutos.

as isoflavonas da soja reduzem os riscos de alguns tipos de câncer, como: mama, colo do útero e próstata. Também são recomendadas na tensão pré-mestrual, no alívio dos sintomas indesejáveis da menopausa e na prevenção da osteoporose. O FDA, órgão que regulamenta a produção de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, recomenda a ingestão diária de 25g de proteína de soja, que corresponde à aproximadamente 60g de grãos de soja, para o controle dos níveis de colesterol e triglicérides reduzindo, assim, os riscos de enfarto, trombose, aterosclerose e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Nenhum comentário: