domingo, outubro 07, 2007

Semana da Criança

Beijinhos

Ingredientes:

1 1/2 xícara (chá) de açúcar 1 pcte coco ralado 1/2 xícara (chá) água quente 1/2 xícara (chá) de leite 2 gemas 1 colher (sopa) farinha de trigo

Modo de Preparar:

Hidrate o coco com a água quente. Leve todos os ingredientes ao fogo, mexendo sempre até começar a soltar no fundo da panela. Depois de frio, enrole em bolinhas, passe em açúcar de confeiteiro, aplique um cravo no centro e coloque em forminhas de papel.
Gelatina Cremosa

Ingredientes

1 1/4 xícaras (225g) de açúcar 1 xícara (240 ml) de água corrente 1 colher (sopa) (10g) de gelatina branca em pó sem sabor 2 colheres (sopa) (30ml) de água fria 1 xícara (240 ml) de leite quente 1/4 colher (chá) de sal 3 gemas batidas 1/2 colher (chá) de essência de baunilha 3 claras batidas em ponto de neve 1 xícara (240 ml) de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly

Modo de Fazer

Coloque uma xícara de açúcar numa panela pequena de fundo reforçado, leve ao fogo brando e, mexendo com uma colher de pau,aqueça por cinco minutos ou até o açúcar derreter e ficar dourado.
Tire do fogo e, aos poucos, junte e água quente.

Leve a panela de volta ao fogo e continue o cozimento, mexendo, até a calda ficar dourada.Deixe a calda amornar, separe metade e reserve para servir com a gelatina.
Numa tigela, coloque a gelatina e deixe de molho com a água fria.
Junte o leite quente, o açúcar restante e o sal à calda de açúcar. Leve ao fogo brando, em banho-maria, e cozinhe até misturar os ingredientes

Coloque um pouco dessa mistura sobre as gemas já batidas, misture e peneire sobre a mistura de açúcar na panela.

Continue o cozimento em banho-maria até ficar consistente (faça um teste, mergulhe uma colher na mistura e retire logo em seguida; a mistura deverá cobrir as costas da colher).
Acrescente a gelatina amolecida e mexa até dissolver. Tire do fogo e deixe esfriar.

Junte a baunilha, as claras em neve o o chantilly. Misture delicadamente com uma espátula,fazendo movimentos circulares de baixo para cima.
Passe a mistura para uma forma molhada, com capacidade de 1 litro, cubra com filem plástico e deixe na geladeira por 3 horas, no mínimo.
Desenforme a gelatina numa travessa e sirva acompanhada da calda de caramelo reservada.

Brigadeirão II

Ingredientes
2 latas de leite condensado
2 latas de leite
6 ovos
6 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de margarina

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje em uma fôrma para pudim de tamanho grande, untada com manteiga e açúcar. Leve ao forno preaquecido em temperatura média até endurecer. Deixe esfriar, desinforme e salpique chocolate granulado.

Cada idade tem a sua juventude.
Honoré de Balzac

Nenhum comentário: